Afinal, todas as coisas cooperam para o bem, basta sabermos observá-las, não é mesmo?
"_ Tudo aconteceu por causa de umas muletas que vieram na caixa de donativos para o missionário.
_Muletas? - Admirou-se
_ Isso mesmo. Eu tinha pedido uma boneca a papai e, quando a caixa chegou, só havia dentro um par de muletas para crianças. Foi assim que começou.
_ E onde é que está o jogo?
_ Bem, o jogo se resume em encontrar alegria, seja lá no que for - Concluiu Poliana, séria - Começamos com as muletinhas.
_ E onde está a alegria? - Estranhou Nancy. - Encontrar muletas em lugar de bonecas...
_ É isso aí - e a menina bateu palmas contente. - No começo também não entendi. Depois, com calma, papai me explicou tudo.
_ Então explique-me também.
_ Fiquei alegre justamente porque não precisava de muletas - esclareceu Poliana. - Viu como é fácil?
_ Ora, isso é bobagem! - exclamou Nancy.
_ Nada de bobagem. O jogo é lindo. Desde aquele dia, quando acontece alguma coisa ruim, mais engraçado fica o jogo."
{Trecho do livro "Poliana" de Eleanor H. Porter}
Em tudo há um lado bom. Há algo bom até nas coisas mais horríveis ! Pensem. O mundo não é perfeito, não vivemos em um conto de fada, mas nós podemos ser felizes! Basta sermos otimistas e reeducarmos nossos sensores. Que tal jogar "o jogo do contente" por um tempo e fazer um teste?
_ Não, desculpe, mas não quero!
_ Você não entende...
_ Não! É totalmente o contrário, é você quem não me entende! Porque será que uma amizade normalmente dura muito mais do que um namoro? Porque os casais brigam tanto? Porque será que amigos saem pra beber, se divertir, conversar, zuar... E nós não conseguimos fazer isso?
_ Nós podemos fazer isso!
_ Jura? Você não se mostrou disposta ao menos a tentar!
_ Naquele dia eu não estava afim de falar!
_ Ah é? Será que você agiria da mesma forma de estivesse com um de seus amigos ou amigas? Acho que não... Admita! Não somos amigos!
_ Afinal, qual é o problema? Uma coisa é amizade, outra é namoro. O namoro já inclui um tipo diferente de amizade. Não seja infantil. É como eu digo: você não passa de um menino!
_ Ser infantil... Afinal qual é a diferença entre um homem e um menino pra você? Homens não têm sentimentos, não se importam com o mundo, com os outros, são frios, só pensam no futuro, mentem, maltratam, fingem, colocam os prazeres da carne acima de tudo... Se for esse o seu conceito de homem, prefiro e vou continuar sendo um menino, um menino crescido! Lamento...
_ Eu queria não te amar por todo esse circo que você faz...
_ E eu queria não precisar montar um espetáculo só pra você entender algo tão simples!
_ Você fala tantas coisas idiotas às vezes...
_ Pois é... Eu sou um idiota! E sabe o que eu queria? Queria não precisar pesar tudo que eu falo antes de falar pra você. Nem ter que filtrar e tirar todos os assuntos bobos e deixar só os inteligentes e com alguma importância. I'm not the same guy! Eu não tenho mais medo de dizer o que penso, não tenho medo de ser espontâneo. Se eu gosto de algo ou não gosto de outro eu falo mesmo e pronto. Se me der vontade de comentar sobre a vida do peixinho do meu aquário ou da minha cachorra de estimação, eu quero poder comentar! Quero poder comentar sem ter que ouvir você dizer que isso ou aquilo é ridículo ou que é algo sem noção!
_ Que saco!!! Eu não quero mais conversar sobre isso!
_ E eu quero uma namorada, mas quero acima de tudo uma amiga...
_ Desculpe, mas não posso te oferecer os dois!
_ Então não, desculpe, mas não quero!